quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Doenças Raras



Hoje, iremos começar a falar das doenças raras. Para iniciar este tópico temos aqui um conceito.

Doença Rara – doenças pouco frequente, incluídas as de origem genético, são aquelas doenças com perigo de morte ou de invalidez crónica que têm uma prevalência menor de 5 casos pela cada 10.000 habitantes. Certas doenças com mais do 5/10.000 de indivíduos afectados incluem-se também entre as doenças raras, dado que as subpopulações desta condição podem ser menores que a prevalência regular. Ao redor de 30 milhões de europeus estão afectados por doenças raras (2003), um número de afectados é inferior a 185.000, cifra que em Espanha se reduz a 20.000.
O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos considera como doença rara aquela que apresenta menos de 200,000 casos de prevalência entre os norte-americanos.
Na literatura médica descreveram-se entre 6.000 e 7.000 doenças raras, e estima-se entre 4.000 e 5.000 o número delas para as que não existe tratamento curativo.

Este conceito é o que se é dado pelos médicos em todo o mundo, mas basicamente podemos dizer que as doenças raras, são doenças pouco frequentes, e dependem do tempo e do local em que nos encontramos. Por exemplo a SIDA há uns anos atrás era considerada uma doença rara e outro caso é a lepra que é rara na Europa, mas na África do Sul é uma doença frequente.

Sem comentários:

Enviar um comentário